Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta ReformaÍntima

A Ética do Olhar e do Dizer: Entre a Omissão e a Maledicência

A vida em sociedade impõe-nos, constantemente, o desafio de lidar com as imperfeições alheias. Através das instruções de São Luís, somos convidados a reflectir sobre a responsabilidade moral de observar, calar ou falar, tendo sempre como bússola a caridade bem compreendida . 1. O Direito e o Dever da Repreensão (Item 19) A primeira questão que se levanta é: se ninguém é perfeito, terá alguém o direito de repreender o seu semelhante? A resposta de São Luís é um exercício de equilíbrio moral. A Repreensão como Dever: Não somos chamados à indiferença. Temos o dever de trabalhar pelo progresso de todos, especialmente daqueles que estão sob a nossa tutela (filhos, pupilos ou subordinados). Omitir a correcção nestes casos seria uma falta de dever. O Móvel da Acção: A distinção entre a repreensão caridosa e a maldade reside na intenção. Repreender pelo prazer de denegrir é um acto de malícia. Repreender para auxiliar o progresso, com moderação e cuidado, é um acto de amor. A Auto-Análise Pr...