Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta ensaio

Do nascimento e da sua celebração: tempo, vulnerabilidade e assentimento

Uma reflexão sobre o aniversário como rito de passagem, experiência do tempo e exercício de reconciliação com a própria existência. Nota de autor — Este ensaio parte de uma interrogação elementar e, na aparência, menor: o que celebramos no dia do nosso nascimento? A partir desta premissa, o presente texto arranca a data à convenção social para a expor como arena simbólica, o lugar exacto onde colidem de frente o tempo, a memória, a vulnerabilidade e o consentimento.     Quando o calendário regressa ao dia do nosso nascimento, nem todos o vivem da mesma maneira. Para uns, essa data traz alegria, encontro e gratidão; para outros, suscita reserva, desconforto ou um mal-estar difícil de nomear. Seja, porém, qual for a reacção, poucas ocasiões concentram com semelhante nitidez a experiência de existir: o facto de termos começado, de estarmos aqui, de havermos atravessado mais um círculo do tempo e de permanecermos, apesar de tudo, expostos à vida e vinculados a ela. É s...