Os sonhos são um fenômeno interessante e intrigante. Eles podem ser interpretados de várias maneiras e têm sido objeto de estudo por muitos anos. De acordo com Freud, os sonhos são manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados a memórias ou obsessões reprimidas da infância. Além disso, ele acreditava que praticamente todos os tópicos sobre sonhos, independentemente de seu conteúdo, representavam a liberação da tensão sexual.
Jung, por outro lado, afirmava que os sonhos são importantes para que nos tornemos plenamente conscientes de nosso eu, algo que só é possível de ser feito quando integramos a mente consciente à inconsciente. Interpretar os sonhos e trabalhar com eles é o que Jung chama de “imaginação ativa”.
A interpretação esotérica dos sonhos é uma visão mais profunda dos sonhos. É importante conhecer a diferença entre essas duas para que você saiba a qual significado dos sonhos você deve buscar. Se o significado dos sonhos pela ciência é interligado à realidade e às vivências do ser humano, o significado esotérico traz ao contrário.
A interpretação é baseada em símbolos e arquétipos. Cada símbolo tem um significado específico e pode ser interpretado de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que aparece no sonho. Por exemplo, sonhar com água pode representar emoções profundas ou o inconsciente.
A Doutrina Espírita, por exemplo, acredita que os sonhos são lembranças das experiências vividas pelo Espírito durante o sono. Segundo Allan Kardec, os sonhos são efeito do fenômeno de emancipação da alma. Isso quer dizer que, no sono, apenas o corpo repousa, mas o Espírito continua ativo.
Existem várias maneiras de interpretar seus sonhos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo:
Preste atenção nas emoções que você sentiu durante o sonho. Os sonhos muitas vezes despertam emoções - algumas delas muito fortes. Preste atenção em quais sensações são essas, a situação em que aconteceram e escreva sobre o assunto quando acordar. Aqui, vale até refletir se essas sensações e situações têm algum paralelo com o que você está vivendo agora.
Atente-se às pessoas que protagonizam o seu sonho. Os personagens também são importantes.
Observe a totalidade do sonho em busca de padrões de comportamento, por exemplo.
Seja honesto consigo mesmo e com seus sentimentos e emoções. A honestidade é a chave para a imparcialidade na interpretação e para aceitar as mensagens que lhe são enviadas.
Comentários
Enviar um comentário