Avançar para o conteúdo principal

Comentário reflexivo às questões 725, 726 e 727 do Livro dos Espiritos


As perguntas propostas para reflexão (L.E. 725, 726, 727) reportam para uma prática usual e absolutamente fútil que são as tatuagens e piercings que servem exclusivamente para alimentar caprichos, são uma moda passageira, que através da sua prática se torna para muitos permanente sem opção de reverter. Estas agreções não são somente marcas no corpo físico, são igualmente marcas e agreções nos corpos extrafísicos, onde elas também acontecem de forma permanente. 

Como diz o Espirito a Allan Kardec "...perguntai sempre se uma coisa é útil. O que é inútil não pode ser agradável a Deus..." (L.E. p.725) e o espirito Miramez afirma "Mutilar o corpo para evolução da alma é demonstração de ignorância..." (F.E.VIII). Mas, sendo justos, não poderemos colocar todas estas mutilações no mesmo nivél, pois, existem aquelas que sendo igualmente mutilações, são realizadas sob a luz da lei de Deus, o espirito Miramez esclarece "...As mutilações de utilidade são aquelas que se podem fazer dentro de si mesmo, estripando o ódio,o orgulho e o egoismo; Enfermidades perigosas para a alma e que a fazem sofrer."

Assim as mutilações podem ser úteis, desde que ajudem no processo interno e invisível. O espírito Miramez diz-nos: "Crer em Jesus não é sacrificar o corpo, mas, sacrificar as paixões inferiores. Passar fome e ser crucificado por simples vaidade são actos exteriores que nada valem para elevação da alma."

O que fará realmente a diferença e importará é o nosso interior, o nosso coração. Não é o facto de termos tatuagens ou piercings, por mais dolorosos e sofridos tenham sido a os fazer, que nos permite ter ou merecer uma vida feliz na espiritualidade.

seremos bons, abnegados, ajudando o próximo, isso sim nos permite sermos recebidos de braços abertos no plano espiritual.

Comentários